III Simpósio Nacional sobre o Centenário do Contestado – Chamada de Trabalhos
Fontes, Patrimônio e abordagens sobre o conflito e a sociedade do Planalto Meridional brasileiro. Faculdade de Filosofia, UNESPAR, União da Vitória, de 4 a 6 de novembro de 2015
Esta chamada tem como finalidade reunir em mais um evento sobre o movimento do Contestado pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, para a troca de reflexões, experiências e conhecimentos sobre o estudo do movimento do Contestado e o envolvimento, antes, durante e depois da Guerra de 1912 a 1916, dos sertanejos e dos habitantes do planalto meridional em seu conjunto. Neste III Simpósio estamos focando a temática numa reflexão e análise das fontes sobre o movimento, o estudo do patrimônio material e imaterial, bem como de diferentes abordagens teórico-metodológicas para o seu estudo.
A diversificação e intensificação dos estudos sobre o movimento do Contestado e a sociedade planaltina nos seus aspectos econômicos e sociais, como a expansão da pecuária, a atividade ervateira, a tradição de João Maria, as comunidades indígenas e caboclas, o tropeirismo, a colonização de origem europeia e a circulação de pessoas, mercadorias e ideias por extensas trilhas do território tem sido estudados por um grande conjunto de pesquisadores. O Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (CNPQ) e o Departamento de História da Faculdade de Filosofia da UNESPAR de União da Vitória faz este convite a todos para esta nova jornada de estudos, debates e reflexão.
Mais detalhes em: http://simpsiocentenriocontestado1912-2012.blogspot.com.br/