O VI Simpósio Nacional: o lugar do Contestado na História do Brasil
Entre 19 e 22 de outubro realizamos, de forma inteiramente remota, o VI Simpósio Nacional: o lugar do Contestado na História do Brasil. Apesar das dificuldades pela distância entre as pessoas, da frieza da plataformas, foi possível se estabelecer o debate de comunicações, palestras e perguntas aos palestrantes, ampliando a participação de diferentes origens geográficas. As comunicações gravadas eram exibidas numa sala especial e depois os grupos, em plataforma de discussão, debatiam os trabalhos, tal como nos congressos habituais. Conseguimos a participação de 7 palestrantes e 40 apresentadores de trabalho, e 5 apresentações de Iniciação Científica, dos estados do RS, SC, PR, RJ, BA, AL, RN, CE e GO. Os estudos sobre o Contestado foram debatidos com pesquisas sobre outros movimentos sócio religiosos, como Canudos, Pau de Colher, Muckers, Santa Dica e Caldeirão.
O Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (coordenado por mim e pelos professores Márcia Espig, Delmir Valentini, Rogério Rosa Rodrigues e Alexandre Assis Tomporoski) agradece ao apoio de todos(as) e o suporte institucional da FAPESC, do CNPQ, e dos Programas de Pós Graduação em História da UFSC, UDESC, UFPEL, UFFS e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UnC (Campus Canoinhas).
Agradecemos também pelo suporte de informática de Guilherme Silva e dos monitores Emmanuel, Irineu, Michel e João Felipe.
Os trabalhos e palestras podem ser acessados na conta do youtube do Simpósio: