O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

O VI Simpósio Nacional: o lugar do Contestado na História do Brasil

23/10/2020 14:06
          Entre 19 e 22 de outubro realizamos, de forma inteiramente remota, o VI Simpósio Nacional: o lugar do Contestado na História do Brasil. Apesar das dificuldades pela distância entre as pessoas, da frieza da plataformas, foi possível se estabelecer o debate de comunicações, palestras e perguntas aos palestrantes, ampliando a participação de diferentes origens geográficas. As comunicações gravadas eram exibidas numa sala especial e depois os grupos, em plataforma de discussão, debatiam os trabalhos, tal como nos congressos habituais. Conseguimos a participação de 7 palestrantes e 40 apresentadores de trabalho, e 5 apresentações de Iniciação Científica, dos estados do RS, SC, PR, RJ, BA, AL, RN, CE e GO. Os estudos sobre o Contestado foram debatidos com pesquisas sobre outros movimentos sócio religiosos, como Canudos, Pau de Colher, Muckers, Santa Dica e Caldeirão.
         O Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (coordenado por mim e pelos professores Márcia Espig, Delmir Valentini, Rogério Rosa Rodrigues e Alexandre Assis Tomporoski) agradece ao apoio de todos(as) e o suporte institucional da FAPESC, do CNPQ, e dos Programas de Pós Graduação em História da UFSC, UDESC, UFPEL, UFFS e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UnC (Campus Canoinhas).
Agradecemos também pelo suporte de informática de Guilherme Silva e dos monitores Emmanuel, Irineu, Michel e João Felipe.
Os trabalhos e palestras podem ser acessados na conta do youtube do Simpósio:

Programação do VI Simpósio Nacional: o lugar do Contestado na História do Brasil, de 19 a 22 de outubro

15/10/2020 17:01

Tabela da Programação Geral do VI Simpósio:

Dia\hora Segunda, 19 outubro Terça, 20 outubro
Manhãs das 9 às 12h Comunicações de trabalhos: Mesa 1 Universo religioso e práticas de Cura no Planalto e Mesa 2 O passado revisitado: historiografia e tradições intelectuais. Comunicações de trabalhos: Mesa 3 Insurgências religiosas e lutas políticas na República e Mesa 4 Conflitos agrários e disputas territoriais.
Tardes: das 14 às 17h Apresentação dos Banners de bolsistas de Iniciação científica
Noites: das 19 às 21h 19h – Cerimônia Abertura

19:30h Conferência de Abertura. Prof. Pedro Lima Vasconcellos (UFAL) “O mundo do Contestado visto desde o Belo Monte de Antônio Conselheiro: entre afinidades e confrontos”

 19h. Conferência Prof. Daniel Luciano Gevehr (FACCAT) “O protagonismo feminino no mes-sianismo no extremo sul do Brasil: uma análise sobre Jacobina Mentz Maurer”
Dia\hora Quarta, 21 outubro  Quinta, 22 de outubro
Manhãs

Das 9 às 12h

Comunicações de trabalhos: Mesa 5 Contestado e História Pública: conexões com o ensino de história, Mesa 6 Estruturas de poder e repressão e Mesa 7 Quando as imagens falam: artes plásticas e fotografia no Contestado Comunicações de trabalhos:   Mesa 8 A Guerra contínua: conflitos e política no pós-Contestado e Mesa 9 Patrimônio, memória e identidade
tardes
Noites

Das 19 às 21h

19h. Palestra Prof. Francisco Régis Lopes Ramos (UFC) “A memória do Caldeirão: uma ideia para adiar o fim do mundo.” 19h – Mesa: “O lugar de escuta: o Contestado e o Ensino de História no Brasil” Profs. Arthur Luiz Peixer (Rio das Antas)

Rosecley Golinski Nogueira (Fraiburgo)

Hellen Heine Barreto Ferreira (Lebon Régis)

Mateus Henrique Torcatto (Videira)

21h. Cerimônia de encerramento

O Simpósio será totalmente transmitido de forma remota através da plataforma youtube, pelo

Canal do Contestado: https://www.youtube.com/channel/UC5ajvkFgjySSZMYsbw6L4sg

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.